domingo, 30 de dezembro de 2018

Crítica a Um Comentário

Ouvi um comentário de uma pessoa, uma mulher, que disse que as mulheres andam fazendo filhos esperando pelo bolsa família e que com a eleição de bolsonaro elas vão perder esse "privilégio", disse ela: bolsonaro vem ai pra acabar com isso.
Vejam pessoas, é compreensível tamanha ignorância vindo de alguém que não é estudante de uma Universidade Federal, especialmente do curso de pedagogia. Uma rápida análise desse discurso, traz a tona vários tipos de preconceitos e demonstra um nível de discriminação digna de pessoas ignorantes, exatamente o discurso ignorante que elegeu bolsonaro e sua família.
Esse pequeno e inofensivo discurso, demonstra, primeiro que a pessoa é ignorante em relação a constituição do seu próprio país que no artigo 6° diz: Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Depois demonstra preconceito e discriminação contra o pobre, "aporofobia"(Adela Cortina, Universidade de Valência). Discriminação e preconceito contra a mulher, "misoginia". Demonstra também que repete o discurso do opressor que é o discurso escravocrata, (discurso ainda tão arraigado na nossa sociedade e que precisa ser desconstruido) que fala que a mulher, especialmente as pobres,  não têm direito à maternidade, a independência, a autonomia e nem a felicidade, que devem ser submissas e dependente do homem, escrava do homem em outras palavras.
juniorringo@gmail.com: Nesse pequeno texto, que escrevo não como feminista (que não sou nem poderia ser) mas como alguém que compreende que a filosofia abrange (em sua forma polimorfa) o feminismo, ou seja, compreendo o feminismo como uma forma de expressão filosófica, (por isso existem filósofos que defendem o feminismo, e feministas que defendem a filosofia) procuro concordar com o que até aqui temos dado em nosso curso. Acredito que nós, como pedagogos em formação, estudantes universitários, não temos o direito de sermos ignorantes a respeito de certas discussões sociais e repetirmos, se não por ignorância por má fé, vícios preconceituosos e discriminadores e o discurso opressor e escravocrata que permeia nossa sociedade.[18:22, 25/12/2018]

Nenhum comentário:

Postar um comentário